Trombose Venosa Profunda (TVP) é uma doença onde coágulos sanguíneos se formam em veias do corpo. A maioria dos casos ocorrem nos vasos das pernas, mas podem acontecer em outras partes do corpo. Os coágulos da trombose venosa profunda podem se soltar e seguir pela corrente sanguínea, chegando ao pulmão (embolia pulmonar), que pode causar a morte.
A trombose venosa profunda ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e coxas, causando bloqueio no fluxo sanguíneo, inchaço e dor na região afetada. Existem alguns fatores que podem aumentar consideravelmente o risco da formação de coágulos sanguíneos: permanecer sentado, deitado ou em repouso por muito tempo, traumas nas veias, gestação, pílulas anticoncepcionais, insuficiência cardíaca, infecções gastrointestinais, obesidade, sedentarismo, idade avançada, hereditariedade, tabagismo e até mesmo alguns tipos de câncer.
Metade das pessoas com trombose venosa profunda não têm nenhum sintoma até o coágulo se desprender. A outra metade têm alguns sinais, como o inchaço, aumento da temperatura, vermelhidão e dor na perna ou no local dos vasos afetados. No caso de uma embolia pulmonar, os sinais da complicação, que exige cuidado médico imediato, são dificuldade repentina para respirar e falta de fôlego, batimentos cardíacos acelerados, tossir sangue, dor no peito ao respirar ou tossir, pressão baixa e até mesmo desmaio.
Para se prevenir da formação de coágulos sanguíneos, são necessárias algumas medidas, como evitar ficar sentado por longos períodos, exercitar as pernas, não usar roupas muito apertadas, manter o peso adequado, consumir alimentos saudáveis e praticar atividades físicas.
O objetivo do tratamento pode ser dividido em três estágios diferentes: impedir o crescimento do coágulo, evitar seu avanço para outras partes do corpo e reduzir as chances de recorrência da trombose venosa profunda. Para cumprir esses estágios, o médico vascular pode indicar o uso de medicamentos anticoagulantes para diminuir a coagulação e afinar o sangue, ou sugerir uma intervenção cirúrgica, que consiste em inserir filtros na maior veia do abdômen para impedir que os coágulos se desloquem para os pulmões.
Se tiver alguma dúvida não deixe de perguntar. Quanto mais informação mais seguro será para seguir em frente. Envie a sua mensagem que lhe responderei no mais breve possível.
Cirurgião Vascular especializado no tratamento de varizes. Conheceu e dominou tratamentos modernos quando percorreu Estados Unidos, Canadá e Espanha em busca de aperfeiçoamento. Utiliza essas experiências na ELA Centro de Medicina, no Instituto de Varizes e no CRER (Centro de Reabilitação e Readaptação).
Digite a senha para acessar!