Erisipela e celulite são dois tipos de infecção na pele. As duas causam vermelhidão, dor e inchaço. A diferença entre elas é profundidade que a infecção atinge. A erisipela atinge as camadas mais superficiais da pele e a celulite atinge as camadas mais profundas e também, a camada de gordura que fica embaixo da pele. Tanto a erisipela quanto a celulite ocorrem quando bactérias penetram na pele. Estas bactérias, que são parte da flora bacteriana, vivem normalmente na pele saudável sem causar problemas. Se há um corte ou ferida, as bactérias podem penetrar na pele e causar infecção.
Algumas situações aumentam a chance de se ter erisipela ou celulite:
Ter um corte no pé;
Ter ferida no pé ou na perna;
Ter micose (fungos) entre os dedos;
Ter inchaço na perna;
Estar acima do peso;
Ambas infecções causam sintomas muito parecidos, deixando a pele dolorida, avermelhada, inchada e quente. Algumas pessoas podem ter febre e calafrios. Na maioria dos casos, a erisipela e a celulite ocorrem na perna, mas elas podem ocorrer também nos braços, abdome e face.
A maioria das pessoas com erisipela e com celulite não precisa de nenhum exame. A avaliação do médico clínico ou cirurgião vascular faz o diagnóstico. Em alguns casos, o médico pode solicitar exames de sangue ou até mesmo da pele para identificar a bactéria que está causando a infecção.
O tratamento da erisipela e da celulite é feito com antibióticos. Nos casos mais leves, o tratamento pode ser feito em casa e os antibióticos são tomados na forma de comprimidos ou injeções no músculo (nádegas). É muito importante fazer o tratamento completo, tomando o antibiótico da maneira que for prescrito, geralmente de sete a dez dias.
Se o tratamento não for feito de maneira completa, a infecção pode voltar pior. Nos casos mais graves, o tratamento mais adequado é feito com internação no hospital e os antibióticos são dados diretamente na veia. Em raras vezes, procedimentos cirúrgicos são necessários pra ajudar a curar a infecção.
Você pode ajudar a curar a erisipela e a celulite mais rapidamente se tomar as seguintes medidas:
Eleve as pernas três a quatro vezes por dia, por 30 minutos.
Mantenha a área infectada limpa e seca. Molhar no banho não prejudica o tratamento. Enxugue bem a área com uma toalha após o banho. Pomadas ou cremes antibióticos não devem ser colocados na área..
Você deve entre em contato com seu médico clínico ou cirurgião vascular se:
Os sintomas não melhorarem em três dias após o início do tratamento.
A área avermelhada aumenta de tamanho, fica mais inchada e mais dolorosa.
O médico clínico ou o cirurgião vascular poderá fazer mais exames para saber se é necessário trocar o medicamento, ou até mesmo internar para tomar antibiótico diretamente na veia.
Muitas vezes sim. Se você se cortar por acidente, lave bem o corte com água e sabonete. Se você tem micose entre os dedos, consulte um médico clínico ou dermatologista para o tratamento adequado.
Se tiver alguma dúvida não deixe de perguntar. Quanto mais informação mais seguro será para seguir em frente. Envie a sua mensagem que lhe responderei no mais breve possível.
Cirurgião Vascular especializado no tratamento de varizes. Conheceu e dominou tratamentos modernos quando percorreu Estados Unidos, Canadá e Espanha em busca de aperfeiçoamento. Utiliza essas experiências na ELA Centro de Medicina, no Instituto de Varizes e no CRER (Centro de Reabilitação e Readaptação).
Digite a senha para acessar!