Tromboflebite superficial é a formação de um coágulo no interior de uma veia localizada próxima à superfície da pele. Geralmente, veias nesta localização são finas e o coágulo acaba se fixando no local, causando dor, inchaço, vermelhidão e endurecimento da veia. A situação fica mais grave quando o coágulo se propaga ou se forma em veias maiores, como a veia safena na coxa ou veias profundas. Nesta situação, o coágulo pode migrar para o pulmão, causando uma embolia pulmonar.
A tromboflebite superficial pode ocorrer em varizes nas pernas. Pode ocorrer também em veias que foram usadas para retirar sangue ou para injetar soro ou medicamentos. Veias localizadas em locais onde ocorreu um pequeno trauma podem desenvolver tromboflebite. Em raros casos, a tromboflebite pode ocorrer em veias normais em pacientes com tendência familiar a formar coágulos (trombofilia).
A tromboflebite superficial geralmente causa dor sobre uma veia na perna ou no braço. A área afetada fica endurecida, inchada, quente e avermelhada.
Normalmente, o cirurgião vascular pode diagnosticar a tromboflebite superficial pelo exame cuidadoso dos braços e pernas. Ele pode também solicitar um ultrassom dúplex para visualizar as veias e o fluxo sanguíneo. Este exame pode informar a localização exata do coágulo e dizer se ele está em veias maiores, como a veia safena na coxa ou veias profundas.
Se a tromboflebite superficial está localizada em uma veia pequena, distante da veia safena na coxa ou de uma veia profunda, o tratamento geralmente é feito com:
Medicamentos – anti-inflamatórios e analgésicos podem ser usados para controle dos sintomas.
Creme – massagem com creme apropriado ajuda a aliviar os sintomas e promove a absorção do coágulo.
Calor local – ajuda no alívio dos sintomas e na absorção do coágulo.
Se a tromboflebite superficial está localizada na veia safena próximo à coxa ou em veias profundas, adiciona-se ao tratamento medicamentos que impedem a formação de coágulos – os anti-coagulantes. Estes medicamentos fazem com que o coágulo não cresça e impedem que ele migre para o pulmão. O tratamento é semelhante ao da trombose venosa profunda.Em alguns casos, é necessária uma pequena cirurgia para interromper a veia safena e impedir que o coágulo migre para veias profundas.
Se tiver alguma dúvida não deixe de perguntar. Quanto mais informação mais seguro será para seguir em frente. Envie a sua mensagem que lhe responderei no mais breve possível.
Cirurgião Vascular especializado no tratamento de varizes. Conheceu e dominou tratamentos modernos quando percorreu Estados Unidos, Canadá e Espanha em busca de aperfeiçoamento. Utiliza essas experiências na ELA Centro de Medicina, no Instituto de Varizes e no CRER (Centro de Reabilitação e Readaptação).
Digite a senha para acessar!